Linha do tempo
Assista o vídeo e conheça mais sobre a exposição!
A Exposição "JOCKEY CLUB - PATRIMÔNIO CULTURAL DA CIDADE DE SÃO PAULO" tem o objetivo de abrir a sua sede para que as pessoas possam conhecer a história do clube em suas múltiplas facetas que incluem, além das corridas de cavalos, seu valor arquitetônico e sua importância no desenvolvimento da cidade de São Paulo, curiosidades, fatos marcantes, atividades permanentes oferecidas ao público em geral e, principalmente, convidar a população a visitar esta área tão especial da cidade, reconhecida como Patrimônio Histórico da cidade e do Estado de São Paulo.
Por meio de visitas monitoradas e exposição histórica com fotografias antigas, objetos e interações lúdicas, será possível conhecer aspectos interessantes da história do Jockey, curiosidades sobre sua arquitetura e as obras de arte do seu acervo, seus espaços de lazer e gastronomia.
A primeira corrida oficial da história do Jockey Club aconteceu em 29 de outubro de 1876, no Hipódromo da Mooca, fundado em 14 de março de 1875, com o nome de Club de Corridas Paulistano.
A primeira sede do Jockey Club foi fundamental para o desenvolvimento da região da Mooca. Apenas alguns meses após sua fundação, foi implantada uma linha de bondes denominada Mooca - Centro, para transportar o já crescente número de aficcionados do turfe.
O conjunto arquitetônico do Jockey Club foi tombado pelos órgão de preservação municipal e estadual, por sua importância histórica para São Paulo, sendo, com sua monumentalidade, importante referência na paisagem da cidade e também referencial simbólico da elite cafeeira que o erigiu.
Ao longo de sua história, o Jockey Club foi um importante difusor de hábitos e costumes, por ser um cenário originariamente representativo de uma prática cultural da elite paulista, ligada ao esporte e à sociabilidade.
Por suas tribunas, desfilaram personalidades importantes da sociedade e da política, brasileira e estrangeira. Durante décadas, personalidades como a Rainha Elizabeth II, Juscelino Kubistcheck, Getúlio Vargas, entre outros, visitaram sua sede e admiradores do turfe lotaram as arquibancadas para apreciar os páreos em suas versões semanais e nos Grandes Prêmios.
Na busca de sintonia com os novos tempos, o clube acolhe em seus espaços bons restaurantes, bares, food trucks, espaço kids, extensa área verde, exposições, mostras, shows musicais, eventos e os já conhecidos programas esportivos.
O Jockey Club de São Paulo é o único clube social paulistano que abre as suas portas para a população.
Programação inclui uma exposição e passeio nas cocheiras, possível de ser realizado até março.
Assista o vídeo e conheça mais sobre a exposição!
O visitante poderá acompanhar a rotina dos animais e profissionais do turfe.
O visitante conhecerá a arquitetura e história do Jockey.
Uma visita aos bastidores do Jockey, as cocheiras
© Copyright 2018 JOCKEY CLUB DE SÃO PAULO. Todos os direitos reservados.