Uma das primeiras líderes da Geração 2021 na Gávea, Samcat foi até Cidade Jardim para estrear com vitória no Clássico Vicente Renato Paolillo (L.). A prova, a última do calendário nobre nesta sexta-feira, 17 de maio, na capital paulista, realizou-se em 1.300 metros, areia macia.
Participando ativamente do páreo desde a largada, Samcat teve a incômoda presença de Olympic Winner na luta pela liderança. Sempre com vantagem sobre a rival, Samcat entrou a reta final na dianteira.
Logo, Só de Amor surgiu com excelente disposição e partiu com tudo para cima de Samcat. Porém, a pilotada de José Aparecido tinha reservas, suportou a carga e desvencilhou-se da adversária nos metros finais, em triunfo incontestável. Só de Amor formou a dupla, em boa performance. Olympic Winner, La Special Polly e Mauari completaram o placar.
Treinada no Jockey Club Brasileiro por Teófilo Oliveira, Samcat é uma 2 anos, filha de Verrazano e Halla Star, por Forestry, criada pelo Haras Di Cellius e de propriedade para o Stud Escorial. Samcat, que perdeu sua invencibilidade no GP Luiz Fernando Cirne Lima (G3), em abril, no Rio de Janeiro, chegou ao terceiro êxito de sua campanha, sendo este o segundo na esfera clássica. Boa corredora em ambas as raias, Samcat congelou os cronômetros em 1min17s68.