Perfect Plastic superou Veil no 'Diana'
| Foto: Alex Fotografia
Múltipla ganhadora graduada comandou dobrada do Haras Belmont - ao ser seguida, no disco, pela companheira de farda, Veil.
Após despontar, no "início" da geração, com vitórias em provas de G3 e G2, tendo obtido, em suas mais recentes saídas, 3 colocações em provas de G1, Perfect Plastic enfim conquistou seu merecido e já maduro êxito, numa prova de graduação máxima.
No sábado (15), em Cidade Jardim, a filha de Goldikovic e Artista Plástica (Elusive Quality) venceu o Grande Prêmio Diana (G1), em 2.000m na raia de grama (leve), para potrancas de 3 anos, na 3ª prova da quádrupla coroa de éguas. Seu criador e proprietário, o Haras Belmont, deu-se ao luxo, ainda, de emplacar uma dobrada no Oaks de Cidade Jardim, uma vez que Veil, também de sua propriedade, finalizou em segundo.
Secret do Iguassu fez questão da ponta, após a largada. Veil, acostumada a liderar seus compromissos, desde a partida, desta feita corria no segundo posto, sendo seguida por Orange Riviera e Olympic Puma, que disputavam o terceiro.
Summer do Iguassu, Dhaka e Perfect Plastic, também emparelhadas, disputavam o quinto posto - correndo pouco mais de 3 corpos atrás da ponteira.
Na abordagem da reta final, Veil avançou sobre Secret do Iguassu, a quem dominou com facilidade. Por fora da nova líder, então, tentava uma estocada Olympic Puma. Ainda mais aberta, contudo, era Perfect Plastic quem já dava o ar de sua graça, com excelente ação. Exigida por Gabriel Santana, Perfect Plastic partiu para cima de Veil, que, por sua vez, custava a entregar os pontos. Nas patas da dupla, Summer do Iguassu tentava uma tardia aproximação.
Faltando 200 metros para o disco, Perfect Plastic sacou vantagem definitiva sobre Veil, sustentando-a até o disco. Na linha decisiva, margem de 1 corpo e 1/4 separava as duas primeiras colocadas, com Summer do Iguassu finalizando em terceiro - na trifeta invertida do GP Barão de Piracicaba (G1), no qual Summer do Iguassu venceu, Veil (posteriormente ganhadora do G2 do GP Henrique de Toledo Lara) formou a dupla e Perfect Plastic arrematou em terceiro. Olympic Puma e Hall da Fama completaram o marcador.
A seguir, Hello Afleet, Zuranga, Dhaka, Orange Riviera, Secret do Iguassu, High Class e Do It Rain.
Responsável pelo treinamento das duas primeiras colocadas, Maurício Oliveira enviou Perfect Plastic à raia para a conquista de sua 3ª vitória (a 3ª clássica) em 8 corridas.
O tempo, de 1:58.20, é o novo recorde da prova - superando a marca de 1:58.32 assinalada por Lazurita, no ano de 2003.